Energia solar atinge marca histórica de 14 GWp, ultrapassando a usina de Itaipu

A energia renovável tem sido cada vez mais procurada entre as pessoas. Depois da crise hídrica que impactou o Brasil no último ano, buscar alternativas para economizar na conta de energia tem sido recorrente no país inteiro. Esse foi um dos fatores que fizeram com que a energia solar atinge marca histórica de 14 GWp, ultrapassando a usina de Itaipu.

Além da produção da energia solar em grandes usinas, é possível produzi-la também em residências, pequenos negócios, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, o que é ótimo para toda a sociedade, visto que a energia elétrica é proveniente de fontes renováveis, nesse caso, o Sol.

Recentemente, uma pesquisa feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em conjunto com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), constatou que a instalação de painéis solares já é um dos grandes desejos entre os brasileiros. E não é para menos, já que a produção se dá de forma limpa e mais econômica.

O investimento em energia solar tem crescido tanto que nesse início de ano o Brasil ultrapassou 14 GWp  (potência instalada) operacional em fonte solar fotovoltaica – o que significa que ela já é maior do que a potência instalada da Usina de Itaipu.

Falando de valores, segundo a ABSOLAR, o setor já soma quase R$ 74,6 bilhões investidos e mais de 30 mil sistemas de geração de energia solar instalados nesse primeiro trimestre de 2022,. Uma conquista e tanto!

Mas o que tudo isso significa?

Com o dinheiro investido nos equipamentos necessários para a geração de energia elétrica através do Sol, o Brasil também gerou mais de 420 mil empregos desde 2012. Além disso, como a fonte de energia é limpa, foram evitadas a emissão de 18 milhões de toneladas de CO2, segundo dados de empresas do setor .

Com o aumento da produção de energia solar, os recursos hídricos do país ficam menos pressionados e, consequentemente, diminui o risco de novos aumentos na conta de energia.

Até dezembro de 2021, o Brasil possuía 404.733 geradores on grid (sistema conectado diretamente à rede elétrica) instalados em residências e empresas – e a estimativa é que esse número cresça ainda mais, já que as novas regras da geração de energia passam a valer a somente partir de 2045 para quem se conectar até janeiro de 2023.

Essa nova condição de direito adquirido se deu por conta da Lei n° 14.300/2022, responsável pelo marco legal da geração própria de energia. Diante disso, Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, afirma que “agora é a melhor hora para investir em energia solar, pois a pessoa irá se prevenir do aumento da conta de luz e ainda contar com uma energia limpa que gera milhares de oportunidades e empregos.”

A Usina de Itaipu

A Usina Hidrelétrica de Itaipu fica na cidade de Foz do Iguaçu (Paraná) e é uma das maiores usinas do mundo, além de ser um dos maiores empreendimentos de geração de energia elétrica na América Latina.

Sua construção custou mais de US$ 27 bilhões e se deu depois de um termo assinado em 1973 para que a usina pudesse abastecer tanto o Brasil quanto o Paraguai – fato possível por conta de sua potência instalada de 14 GWp.

Vantagens da energia solar

Com todas essas informações, há de se compreender o tamanho da importância da energia solar para a economia brasileira. Ademais, investir em energia solar também possui inúmeras vantagens, tais como:

Redução na conta de energia elétrica

Com a instalação das placas fotovoltaicas, você produz a sua própria energia e consegue economizar até 95% dos seus gastos todos os meses com a conta de luz. Isso é possível porque com a geração de energia a partir do sistema fotovoltaico, você deixa de consumir uma grande parte da eletricidade da concessionária e a energia excedente gerada com seu sistema é devolvida à rede, gerando assim créditos para o abatimento da sua conta de luz no futuro, válidos por 5 anos.

Alta durabilidade

O sistema fotovoltaico possui uma vida útil bem extensa. As empresas fabricantes dos módulos fotovoltaicos, por exemplo, dão em torno de 25 anos de garantia de mais de 80% da performance da placa, ou seja, garantem que em 25 anos não poderá ter perdido mais do que 20% de performance, comprovando assim a alta vida útil do sistema.  

Fonte renovável de energia

Um dos grandes benefícios da energia solar é a sua fonte ser limpa e renovável. Como o Sol está presente em todas as partes do mundo e disponível todos os dias, seu recurso é infinito.

Contribui para o meio ambiente

Comparado com outras fontes de energia, como a hidrelétrica e a termelétrica, a energia solar é uma das que menos impactam o meio ambiente, já que não emite gás carbônico ao ser gerada.

A Ecoa

A Ecoa Energias Renováveis possui o objetivo de entregar aos seus clientes o melhor da geração de energia solar fotovoltaica, com soluções de ponta a ponta: desde a elaboração do projeto, trâmites com a concessionária, instalação do sistema e pós-venda para tirar todas as suas dúvidas. 

Excelência no atendimento, seriedade na condução dos trabalhos e compromisso com o meio ambiente para que nossos clientes tenham acesso a uma energia mais sustentável.

Entre em contato conosco pelo site www.ecoaenergias.com.br. Solicite agora um orçamento pelo e-mail ecoa@ecoaenergias.com.br ou ligue para (47) 3025-2700.