China inaugura usina de energia solar em forma de urso panda

A China acaba de inaugurar uma usina de energia solar diferente: do alto as placas solares formam o desenho de um urso panda gigante, um dos animais mais característicos do país asiático e que está ameaçado de extinção.

A usina fica na cidade de Datong, na província de Shanxi, no norte do país e foi construída, segundo informações da ONU, em uma área equivalente a mais de 140 campos de futebol. Esta usina é a primeira de uma parceria entre a China Merchants New Energy (CMNE), Panda Green Energy e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

De acordo com a CMNE, ao final de todo projeto, a capacidade total instalada será de 100 MW (megawatt). Segundo a empresa responsável pelo projeto, a estação poderá gerar 3,2 bilhões de kWh (quilowatt-hora) de energia em 25 anos, o equivalente a economizar 1,056 milhão de toneladas de carvão (usado na produção de energia térmica), ou a uma redução de 2,74 milhões de toneladas na emissão de dióxido de carbono (CO2) ao meio ambiente.

Nos próximos cinco anos, o programa “Panda 100” construirá plantas solares no mesmo estilo em diversas regiões da China.

Se você já pensou em começar a gerar sua própria energia através do sol, entre em contato com a Ecoa Energias!

Com informações de: Economia UOL